1ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS – RESTAURA NATUREZA.

Público: Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental – 7º ao 9º ano.Contextualização: Desenvolvida pela WWF Brasil em parceria com o Quero na Escola. Trata-se de uma competição escolar colaborativa que integra a Década das Nações Unidas. No evento, serão abordados temas atuais que dialogam com o Currículo Paulista, podendo contribuir especialmente para o desenvolvimento de  a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Serão também apresentados Planos de Ação que podem inspirar a comunidade escolar a realizar atividades voltadas à restauração de ecossistemas.
Dada a urgência do tema, ampliar processos integrados de regeneração natural é fundamental, assim como o combate à degradação da natureza e o enfrentamento da crise climática.
1ª Fase: de 26/01/22 a16/03/22 – on-line e individual, realizada pelo site.
Composta de perguntas de múltiplas respostas sobre nove temas formativos, que desafiam os participantes a testarem seus conhecimentos e buscarem novos aprendizados.
Temas abordados nessa fase da olimpíada são: Legislação e Proteção; Diferenças entre biomas; Conservar; Povos originários e tradicionais; Mudanças climáticas; Serviços ecossistêmicos; Comunidades; Escassez hídrica; e Técnicas de Restauração.
Os(as) estudantes  acumularão pontos nessa etapa e, paralelamente, aprendizados e inspirações para realizar a fase final.
Também é possível ganhar pontos convidando amigos(as) para participar da Restaura Natureza.

2ª Fase: a partir de 21/02/22 a 28/04/22 (etapa prática).
Os estudantes, organizados em grupos de até 5 pessoas com acompanhamento de um(a) professor(a) responsável, terão aproximadamente 2 meses para elaborar e executar uma ação relacionada ao tema da Restauração. Estas ações poderão ser de plantio, uso de tecnologia, incidência política, campanhas de engajamento, entre outros.
Premiação: Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Avaliação da Comissão Julgadora e Voto Popular.
Cinco iniciativas serão premiadas em cada categoria, recebendo certificados e prêmios definidos pelos organizadores do evento. No desenvolvimento da Restaura Natureza em 2021, foram consideradas as demandas de comunidades escolares, identificadas em um processo de escuta realizado em escolas de diversas cidades brasileiras.
Observação: Destacamos ainda que a Rede WWF, da qual o WWF Brasil faz parte, é parceira global da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.
Para mais informações:

Regulamento – REGULAMENTO-Restaura-Natureza-Completo-com-anexos.pdf (restauranatureza.org.br)

NPE DER CTR.