COMPETIÇÃO USP DE CONHECIMENTO E OPORTUNIDADES (CUCO)

Estão abertas as inscrições para a sétima edição da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (CUCO)

Podem participar do desafio alunos da 1º, 2º e 3º séries do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo
Estão abertas até o dia 04 de agosto as inscrições para a sétima edição da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (CUCO). A CUCO é executada com o apoio do IFSC e em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o Centro Paula Souza e com as 91 (noventa e uma) Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo.
A CUCO é um projeto do programa de difusão científica da USP denominado Vem Saber. O Programa desenvolve atividades inspiradoras, transformadoras, acessíveis e sustentáveis para estudantes, professores e gestores de escolas do ensino médio, buscando aproximar a Universidade da comunidade escolar. Está sediado no Instituto de Física (IFSC) do campus USP de São Carlos, na área 2, no Conjunto de Apoio Didático.
A competição é uma estratégia que oferece aos estudantes do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo a possibilidade de melhorarem o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos e dos vestibulares que dão acesso ao ensino superior.
Podem participar da CUCO todos os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio (EM) regular, ETECs, Instituto Federal, EJA e CEEJA, de escolas públicas do Estado de SP. As inscrições podem ser feitas pelo link a seguir: https://vemsaber.ifsc.usp.br/
A COMPETIÇÃO
Na CUCO, os estudantes concorrem apenas com os participantes de sua própria escola e da mesma série escolar. Os estudantes com melhores desempenhos de cada série escolar, de cada escola, receberão uma premiação.
A prova será aplicada aos estudantes das 3 (três) séries do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo. Cada série (1ª, 2ª, e 3ª) terá uma prova específica de 18 (dezoito) questões. A duração da prova é de até 2 (duas) horas, podendo ser realizada na Escola ou em outro ambiente da preferência do estudante. Para realizar a prova é necessário aparelho telefônico (celular ou smartphone), tablet ou computador com acesso à rede de dados – internet. As provas são elaboradas a partir do conteúdo programático oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, respeitando a respectiva série do ensino médio do estudante inscrito na CUCO.
A competição é on-line, em uma única fase, com prova de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa para as três séries do ensino médio.
PRÊMIO PARA ALUNOS
Os alunos participantes irão concorrer a três tipos de prêmios. O primeiro deles será dado a todos os alunos que concluírem a prova on-line e superarem a nota de corte da competição. Outro para os 100 melhores colocados na CUCO, independentemente da série. E o terceiro é para os três primeiros colocados das três séries do Ensino Médio, de cada escola participante. Os prêmios já estão definidos no edital da CUCO.
A CUCO 2023 irá premiar também os grupos de escolas e Dirigentes de Ensino. Para as escolas, as 10 Unidades da rede estadual regular de ensino e as 5 Escolas entre as ETECs, Federais e Municipais que alcançarem o maior número de estudantes participantes receberão prêmio. Já os 10 dirigentes de ensino que mais levarem alunos a participar da competição receberão uma insígnia de reconhecimento pela dedicação à educação.
Para mais informações sobre a CUCO é só acessar o site da competição: https://vemsaber.ifsc.usp.br/