COMPARTILHAMENTO DOS REGISTROS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE RECUPERAÇÃO.

Com o intuito de apoiar a aprendizagem dos estudantes, a SEDUC está planejando e estruturando um programa de recuperação o qual terá início no retorno das aulas presenciais. Lembrando que o retorno só irá ocorrer  quando  houver recomendação do governo estadual, com base nas orientações das autoridades de saúde considerando a segurança de todos.

Como a rede já desenvolve excelentes práticas para favorecer a aprendizagem, elaboramos dois formulários para que possam, caso desejem, compartilhar conosco os registros das suas práticas pedagógicas. Algumas práticas selecionadas serão compartilhadas com toda a rede para inspirar e apoiar a formação do programa de recuperação a ser implementada no retorno das aulas presenciais.

·         Língua Portuguesa e Matemática – Link

Neste link, você encontrará as habilidades de que foram previamente selecionadas a partir do Currículo Paulista, do Currículo Oficial do estado de São Paulo vigente no ensino médio e do resultado de avaliações (SARESP e Avaliação Diagnóstica de Entrada). Assim, você poderá identificar se possui alguma prática que colabore com o desenvolvimento dessas habilidades, e socializá-la conosco. Essas habilidades foram selecionadas para direcionar o compartilhamento das práticas, mas é possível compartilhar práticas relacionadas ao desenvolvimento de outras habilidades também.

Dentre a relação de habilidades, pode haver habilidades de anos/séries anteriores. Por exemplo, na relação de habilidades recuperadas no 4º ano do ensino fundamental de Língua Portuguesa, há uma habilidade do 3º ano que é essencial para a progressão da aprendizagem dos estudantes no 4º ano.

·         História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências, Biologia, Física, Química, Inglês, Arte ou Educação Física – Link

 

Sua contribuição será fundamental para que possamos implementar ações para fortalecer a recuperação e aprofundamento das aprendizagens na rede