SENHORES DIRETORES – NOVO MAIS EDUCAÇÃO – ORIENTAÇÕES SOBRE USO DE RECURSO.

A equipe de Jornada Ampliada – PEI, ETI e Mais Educação – da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB esclarece que nas escolas do Programa Ensino Integral – PEI e nas Escolas de Tempo Integral – ETI, o recurso recebido pelo Programa Novo Mais Educação deve ser utilizado exclusivamente em custeio, sem a necessidade de contratar voluntários.
Essas escolas já atendem os objetivos do Programa Mais Educação em relação ao tempo estendido, portanto, os recursos enviados para ressarcir monitores devem ser redirecionados para a compra de materiais pedagógicos, da natureza de custeio.

Desta forma, esse recurso deve ser utilizado para incrementar as atividades curriculares, com a finalidade de otimizar os processos de ensino e de aprendizagem, conforme consta no documento orientador.
Neste sentido, esclarecemos algumas dúvidas sobre o assunto:
– Nas escolas PEI e ETI não há possibilidade de ter um mediador para auxiliar professor em sala para atender alunos que apresentam defasagem.
– Nas escolas PEI e ETI não há possibilidade de contar com um facilitador para realizar atividades esportivas junto aos alunos dos Clubes Juvenis, em atividades como dança, música.
– Nas escolas PEI e ETI não há possibilidade de ampliar o horário de fim das aulas em mais 50 minutos para realizar alguma atividade específica do Mais Educação.
Sendo assim, a partir de agosto de 2017, todas as unidades devem se adequar às orientações conforme comunicado.

Supervisão.