SENHORES DIRETORES E PROFESSORES COORDENADORES – AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMPLEMENTAR – ADC – ORIENTAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO.

Em boletim da semana passada, sobre a Avaliação Diagnóstica Complementar – ADC, abordamos seus objetivos e características principais, quais sejam: apoiar as ações desenvolvidas pelas escolas com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos, aplicando provas nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, visando identificar os avanços desses estudantes ao longo do percurso escolar, de modo a contribuir no acompanhamento de seu desenvolvimento, possibilitando ajustes necessários no decorrer da escolarização.
A ADC possui como referencial as habilidades focalizadas na avaliação nacional, as quais se espera que os alunos tenham desenvolvido em Língua Portuguesa e Matemática, no momento do percurso escolar objeto dos anos/série avaliados. O caderno de prova – único – possui blocos de questões de Língua Portuguesa e blocos de questões de Matemática, da mesma forma que a avaliação nacional, permitindo ao aluno a oportunidade de familiarização com esta estrutura de prova.
Para orientação específica sobre a aplicação desta edição da ADC, procedemos neste momento, ao envio dos documentos a seguir elencados:

• “Orientações para o professor aplicador” – Disponível no LINK

Tem a finalidade de orientar a aplicação da prova, sendo fundamental seu conhecimento e utilização pelos aplicadores nas turmas.

• “Comunicado COPED/CITEM” – ADC – 1º semestre/2019 – Disponível no LINK

Tem a finalidade de detalhar informações, inclusive operacionais, da ADC – 1º semestre/2019, para conhecimento de todas as equipes das DEs e Escolas, participantes desta ação.

NPE DER CTR.