SENHORES DIRETORES – COMUNICADO DETEC/CITEM – MEDIDOR EDUCAÇÃO CONECTADA.

Estamos buscando nas mais diversas frentes, conhecer a realidade das escolas de nossa rede. É assim que podemos pensar nas melhores políticas e caminhar para a construção de um ambiente adequado para o exercício profissional dos nossos educadores e para o avanço da aprendizagem dos alunos. 

 

Entre os temas que queremos avançar neste ano e que foi apontado em nosso primeiro questionário de escuta da SED, está a conectividade de nossas escolas. Sabemos da importância do acesso à internet de alta velocidade e queremos saber como nossa rede está nesse quesito. Somente com um diagnóstico mais preciso é que podemos pensar em projetos para garantir que nossas escolas estejam conectadas. 

 

Gostaríamos de informar a vocês que já estamos trabalhando para isso. Pactuamos com as demais secretarias de educação do Brasil, a iniciativa de medir a qualidade de conexão de internet das escolas. Para isso, precisaremos do apoio das Unidades Escolares. 

 

Como mediremos a qualidade da conexão?  Por meio de um instrumento chamado Medidor Educação Conectada. Com essa ferramenta, cada escola poderá comparar a velocidade de sua internet com outras escolas da rede e mesmo de outros estados do país.

 

O que a escola precisa fazer para aderir? O procedimento é simples: basta instalar o software Medidor Educação Conectada em algum computador de uso de professores e alunos para fins pedagógicos de sua escola. Para isso, acesso o link do Educação Conectada, se registre no site e acesse o conteúdo “Instalando Software de Medição”. Caso tenha alguma dúvida, este tutorial em vídeo pode te ajudar

 

E se a escola não tem internet em computadores de uso pedagógico?  Queremos saber dessa informação também, afinal, faz parte do diagnóstico. Neste caso, é só entrar em contato também no e-mail e reportar a falta de acesso à internet. 

 

Quanto antes conseguirmos conectar nossas escolas ao mapa, mais rápido teremos informações para agir para melhoria de nossa rede. 

 

 

 

DETEC – Departamento de Tecnologia de Sistemas e Inclusão Digital

CITEM – Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula

 

NIT DER CTR.