PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CURSO DE INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS E EXCEL.

Ficamos muito felizes com a adesão que tivemos com o curso de Introdução à Análise de Dados e Excel, produzido pelo Escritório de Evidências. Gostaríamos ainda de relembrar que hoje (11/06), às 15h30min, realizaremos um plantão de dúvidas ao vivo abordando as dúvidas mais frequentes que foram abordadas no nosso questionário de avaliação!

 

No mais, preparamos algumas perguntas e respostas que vão auxilia-los(as) a entender um pouco mais a dinâmica do curso! Caso ainda tenham dúvidas que não foram abordadas, sintam-se a vontade para nos contatar por email: evidencias@educacao.sp.gov.br

 

  1. Como serão as transmissões das aulas?

As aulas serão transmitidas durante o mês de junho e julho pelo canal Treinamento 1 do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo. Todas as terças feiras transmitiremos videoaulas sobre os conteúdos selecionados, e às quintas feiras teremos plantões de dúvidas ao vivo, sempre às 15h30. As transmissões têm duração de, em média, 40 minutos.

2.                  Quais os objetivos do curso?

Para além de ensinar como usar o excel para fazer tabelas, cálculos, cruzamento de dados, etc., nosso objetivo foi mostrar, principalmente no módulo 0, para que serve tudo isso. Em outras palavras, como o Excel pode ser uma ferramenta para o uso e a interpretação de dados quantitativos para ajudar diferentes áreas a gerirem sua atuação. O Excel é uma ferramenta que apoia a Gestão Baseada em Evidências. A título de exemplo, ao final do curso esperamos que o Gerente de Organização Escolar, por exemplo, saiba qual é o tipo de gráfico mais apropriado para organizar as informações anuais referentes às folhas de ponto, para mostrar para a equipe gestora da escola, que pode agir sobre diferentes tipos de problema.

3.                  Como está dividido o curso?

O curso foi dividido em 3 módulos, abordando desde temáticas básicas de introdução à análise de dados (como os tipos de variáveis e formas de visualização) até conteúdos avançados do Excel. Sabemos que estamos lidando com um público diverso, com diferentes níveis de conhecimento de estatística e Excel, e por isso decidimos abordar também conteúdos introdutórios, que servem como base para qualquer pessoa que queira fazer um uso adequado do Excel (caso você já os conheça, é sempre bom relembrar!).

Assim, o módulo 0 trata de conceitos básicos de estatística. Basicamente queremos abranger tudo o que você precisa saber antes de mexer no Excel para que possa utilizar a ferramenta de maneira adequada. Este será o único módulo teórico do nosso curso. Já no módulo 1, abordaremos conteúdos práticos de Excel. Nele, vocês irão entender qual é a estrutura do software, como executar comandos básicos de formatação, e as funções básicas que podemos utilizar para resolver desafios práticos do dia a dia. Por fim, o módulo 2 trata de funções intermediárias do Excel. Serão abordados assuntos relativos às funções que auxiliam no tratamento dos dados, como por exemplo a utilização de tabelas dinâmicas e produção de gráficos

A ementa do curso, com o detalhamento dos módulos, pode ser encontrada aqui

4.                  Quando cada módulo será transmitido?

As transmissões serão realizadas seguindo a seguinte ordem:

 

Data Dia da semana Horário Tipo Módulo
09/jun Terça feira 15h30 Videoaula Módulo 0
11/jun Quinta feira 15h30 Plantão de dúvidas Módulo 0
16/jun Terça feira 15h30 Videoaula Módulo 0
18/jun Quinta feira 15h30 Plantão de dúvidas Módulo 0
23/jun Terça feira 15h30 Videoaula Módulo 1
25/jun Quinta feira 15h30 Plantão de dúvidas Módulo 1
30/jun Terça feira 15h30 Videoaula Módulo 1
02/jul Quinta feira 15h30 Plantão de dúvidas Módulo 1
07/jul Terça feira 15h30 Videoaula Módulo 2
09/jul Quinta feira 15h30 Plantão de dúvidas Módulo 2
14/jul Terça feira 15h30 Videoaula Módulo 2
16/jul Quinta feira 15h30 Plantão de dúvidas Módulo 2
21/jul Terça feira 15h30 Videoaula Módulo 2
23/jul Quinta feira 15h30 Plantão de dúvidas Módulo 2

 

5.                  Teremos exercícios práticos?

Sim! Traremos muitos exemplos práticos utilizando o Excel nos módulos 1 e 2, fazendo uso dos dados concretos da realidade educacional e da nossa rede. 

6.                  Posso acessar o material do curso?

Ao final de cada transmissão, subiremos os materiais utilizados nesta pasta. Os materiais do dia 09.06 já estão disponíveis!

7.                  Há certificação?

Não. Estamos explorando a possibilidade de produzir um curso com certificação mas, no momento, não fornecemos certificado. Isto se deve ao caráter inovador da plataforma usada, que ainda não permite as atividades avaliativas costumeiramente presentes nos cursos para que seja possível a certificação baseada em desempenho do(a) cursista.

8.                  Haverá reprise?

Sim. Divulgaremos futuramente a agenda de reprises. Por ora, caso tenha perdido alguma das aulas, disponibilizaremos os vídeos neste canal do Youtube após as transmissões, e recomendamos que assistam quantas vezes for necessário para absorver todo o conteúdo passado, uma vez que as aulas sequenciais (ou seja, o bom aproveitamento de uma aula depende da compreensão da aula anterior).

9.                  Como eu posso avaliar o curso?

Queremos ouvir de vocês como podemos melhorar! Ao final de cada transmissão, divulgaremos um formulário de avaliação para recebermos as devolutivas de vocês.

10.               Como faço para mandar uma dúvida para ser abordada no plantão de dúvidas?

Ao final de cada transmissão, disponibilizamos um formulário de avaliação da aula, contendo um espaço para que coloquem as dúvidas para serem levadas ao plantão. Se você já preencheu o formulário e esqueceu de colocar a pergunta, não preencha duas vezes! Pode encaminhar por este formulário a sua dúvida, que iremos considerá-la de qualquer forma para o plantão.