MATERIAIS PARA OS CENTROS DE ESTUDO DE LÍNGUAS – CEL.

Senhores Diretores,

Informamos que teve início a distribuição de materiais (livro didático de língua espanhola ‘Síntesis’ de Ivan Martin e dicionários de diferentes idiomas) destinados aos Centros de Estudo de Línguas – CEL.

Os livros e dicionários são para uso dos estudantes dentro do espaço escolar, portanto não deverão ser distribuídos. Por isso, com o objetivo de apoiar a organização do CEL com relação à disponibilização, à manutenção e à preservação desses materiais, seguem algumas orientações:

1. Disponibilização As obras precisam ser organizadas e disponibilizadas em um espaço que seja de acesso coletivo, pois os gestores e docentes do CEL devem acessar esse conteúdo com autonomia e consciência.

2. Organização Procure guardar os dicionários e os livros na vertical, sem deixá-los apertados, o que evitará a danificação dos miolos e das lombadas das obras.

3. Limpeza Para tirar a poeira das laterais dos livros, dê preferência a uma flanela seca. É recomendado que a cada seis meses seja utilizada uma escova de cerdas macias para higienizar parte superior dos livros.

4. Higienização das mãos Antes do manuseio das obras, é necessário que as mãos dos usuários sejam higienizadas. Além disso, é preciso evitar o consumo comidas e bebidas durante o uso.

5. Manuseio Como as obras disponibilizadas são de brochura, é preciso que elas não sejam “forçadas”; isto é, a abertura dos livros não deve exceder o limite da lombada.

6. Marcação de páginas os livros e dicionários serão utilizados por muitos estudantes e professores. Por isso, clipes de metal não devem ser usados para marcar as páginas, pois podem oxidar e deixar marcas de ferrugem permanentes. Ademais, é preciso evitar também marcar as páginas com orelhas ou marcadores com muito volume para não deformar o livro.

7. Anotações Assim como a marcação de páginas, é fundamental que as anotações a lápis, marcadores e canetas sejam evitadas. Para apoiar nos registros que poderão ser feitos durante os estudos, recomenda-se o uso de post-its e/ou de filipetas de papel que poderão ser recolhidos, anexados ou fixados em outros espaços, como cadernos ou fichários dos estudantes.

8. Conservação Havendo a possibilidade, pode-se pensar em capas plásticas, preferencialmente transparentes, o que colaborará com a identificação, a higienização e a conservação do material.

9. Controle Antes da disponibilização das obras para os estudantes, é recomendado que essas obras sejam registradas e numeradas, de acordo com a turma e com a quantidade de estudantes que, por período, poderão utilizá-las. Preferencialmente, essa numeração deverá ficar visível, para ajudar na identificação, como no verso da capa ou na contracapa das obras.

10. Coletividade Por serem obras que serão utilizadas de modo itinerante, é preciso que a equipe gestora do CEL, juntamente com os professores e os estudantes utilizem esse material com consciência, colaborando com o coletivo e com o as práticas de todos os membros do projeto.

 

NPE DER CTR.