ATENÇÃO, SRS. DIRETORES, VICE-DIRETORES E PROFESSORES COORDENADORES – AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.

A Avaliação Diagnóstica (AD) é um instrumento com o propósito de tomar conhecimento do aprendizado que os alunos trazem dos anos/séries anteriores.

Em relação à Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), a AD mantém a prova objetiva, com questões de múltipla escolha, trazendo, entretanto, outras atividades:

  • Para os 6o anos: há um Caderno com atividades de leitura e de pequenas produções textuais, finalizando com a escrita de um texto com base em conto anteriormente lido pelo professor;
  • Para as demais turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio: há uma avaliação de escrita a partir de textos motivadores.

Com relação às sequências de atividades do 6o ano e às produções de escrita, os resultados não serão digitados na Plataforma Foco Aprendizagem, tampouco no SARA. Eles serão de uso exclusivo da escola e do professor para verificar se o aluno:

  • Escreve convencionalmente, sem marcas de oralidade;
  • Escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe;
  • Apresenta progressão de ideias;
  • Possui clareza e coerência na escrita;
  • Utiliza adequadamente os elementos coesivos;
  • Faz uso adequado das regras gramaticais/conhece as regras gramaticais.

Núcleo Pedagógico.