A Avaliação Diagnóstica (AD) é um instrumento com o propósito de tomar conhecimento do aprendizado que os alunos trazem dos anos/séries anteriores.
Em relação à Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), a AD mantém a prova objetiva, com questões de múltipla escolha, trazendo, entretanto, outras atividades:
- Para os 6o anos: há um Caderno com atividades de leitura e de pequenas produções textuais, finalizando com a escrita de um texto com base em conto anteriormente lido pelo professor;
- Para as demais turmas dos Anos Finais e do Ensino Médio: há uma avaliação de escrita a partir de textos motivadores.
Com relação às sequências de atividades do 6o ano e às produções de escrita, os resultados não serão digitados na Plataforma Foco Aprendizagem, tampouco no SARA. Eles serão de uso exclusivo da escola e do professor para verificar se o aluno:
- Escreve convencionalmente, sem marcas de oralidade;
- Escolhe estruturas composicionais adequadas ao tipo de texto e ao objetivo a que se propõe;
- Apresenta progressão de ideias;
- Possui clareza e coerência na escrita;
- Utiliza adequadamente os elementos coesivos;
- Faz uso adequado das regras gramaticais/conhece as regras gramaticais.
Núcleo Pedagógico.