SENHORES DIRETORES, PROFESSORES COORDENADORES E PROFESSORES – CONCURSO DE VÍDEOS DORINA NOWILL: UM MUNDO ALÉM DAS BARREIRAS.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem como o objetivo estimular o conhecimento de estudantes da rede estadual de São Paulo sobre a deficiência visual, inclusão de pessoas com deficiência e a história de pessoas que lutaram por esta causa como Dorina de Gouveia Nowill, que em 2019 completaria 100 anos se estivesse viva, por meio do concurso de vídeos “Dorina Nowill: um mundo além das barreiras”.

A premiação pretende valorizar os trabalhos dos estudantes que abordem a história de Dorina Nowill na luta da inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. Tal iniciativa a importância da inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão no Brasil e no mundo.

Participantes e critérios de participação

  • Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio: Regular, da Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades, desde que matriculados e frequentes na rede estadual de ensino.
  • Os vídeos devem ser publicados no Youtube. O link do vídeo (hospedado no Youtube) deverá ser informado no formulário de inscrição.
  • Os vídeos devem ter, NO MÁXIMO, 1 minuto de duração. Qualquer material com duração superior será desclassificado.
  • Os vídeos devem respeitar o tema proposto. Aqueles que não se enquadrarem na temática “Dorina Nowill: um mundo além das barreiras” serão desclassificados.
  • Os concorrentes poderão formar grupos de até 3 participantes. No entanto, a formação de grupo não é obrigatória.

Critérios para criação e avaliação

  • O tema do concurso é “Dorina Nowill: um mundo além das barreiras”. Os concorrentes deverão abordar de forma criativa e visual o assunto em vídeos de até 1 minuto.
  • A abordagem pode transmitir o conhecimento sobre a vida e história de Dorina Nowill na luta pelas pessoas com deficiência visual.
  • Trazer informações sobre a vida de Dorina Nowill em diversos setores educação, moda, empregabilidade, produção de livros, Sistema Braille, acessibilidade e inclusão.

Avaliação

Haverá duas formas de avaliação dos trabalhos enviados:

  • Júri técnico: composto por membros da Secretaria da Educação. Esse júri definirá os três finalistas e a ordem de classificação.
  • Júri popular: os três finalistas serão submetidos também à votação popular.

Apenas o vídeo mais votado será premiado.

 

Cronograma

1º etapa – Inscrições: 8/2/18 a 26/2/18

As orientações para as inscrições poderão ser conferidas no site http://www.educacao.sp.gov.br a partir de 8/2/18.

2ª etapa – Avaliação do júri: 26/2 a 9/3/18

3º etapa – Votação online: 9/3/18 a 20/3/18

As orientações para a votação poderão ser conferidas no facebook da Fundação Dorina Nowill para Cegos https://www.facebook.com/fundacaodorina e da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) a partir de 21/3/18.

4ª etapa – Premiação

A data e local do evento de premiação será divulgado oportunamente nos sites da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) e facebook da Fundação Dorina Nowill para Cegos (https://www.facebook.com/fundacaodorina).

 

Premiação

O primeiro colocado (grupo ou indivíduo), definido pelo júri técnico, receberá um tablet. Caso o grupo tenha 3 membros, cada um receberá um tablet.

 

Disposições finais

  • A participação de alunas e alunos implica na concordância das regras do Concurso.
  • No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo fica autorizada a divulgar, sem qualquer ônus, os vídeos recebidos, nome e imagens dos participantes.
  • Os vídeos participantes deverão respeitar as definições de tema, conteúdo, linguagem e objetivos descritos nos itens anteriores deste regulamento.
  • Não serão aceitos vídeos com linguagem ofensiva, insultos, xingamentos e palavras de baixo calão.
  • A comissão constituída terão plena autonomia de julgamento.
  • Caberá à Equipe Gestora do Concurso, nos casos omissos, plena autonomia de julgamento e decisões.
  • O regulamento e subsídios para esse concurso estão disponíveis em www.educacao.sp.gov.br

O andamento das etapas e os resultados finais serão divulgados nos canais de comunicação da SEESP e facebook da Fundação Dorina Nowill para Cegos (Facebook: www.facebook.com/educasp; Twitter: www.twitter.com/educacaosp; Instagram: www.instagram.com/educacaoinspira; Youtube: www.youtube.com/educacaosp; e Portais: www.educacao.sp.gov.br; www.facebook.com/fundacaodorina.

 

 

Núcleo Pedagógico.