A Secretaria da Educação de São Paulo, visando fortalecer seu apoio às escolas e Diretorias de Ensino durante a realização das atividades escolares não presenciais, em decorrência de medidas temporárias e emergenciais de enfrentamento do surto global da COVID-19, realizou atualizações no documento orientador (neste link) e está coletando as dúvidas que ainda permanecem para que possam ser resolvidas.
Primeiramente, destacamos que no próprio documento orientador sobre as atividades escolares não presenciais foram realizadas atualizações, dentre as quais destacamos:
- Atualização do documento “Organização das aulas mediadas por tecnologia” (link), detalhando por meio de exemplos como os professores podem se organizar para articular seu trabalho com seus alunos com o Centro de Mídias SP.
- Calendário escolar: foi publicada a Resolução SE 47/2020, disponível neste link. A partir das alterações do calendário, foi compartilhada a apresentação disponível neste link, com os principais marcos do calendário mês a mês, e disponibilizado o documento orientador do calendário (link) que explica os motivos das mudanças realizadas no calendário escolar após as restrições às aulas presenciais como medida preventiva à transmissão da COVID-19.
- Atualização da lista de habilidades priorizadas do 1º bimestre (Link): incluindo também as habilidades de ciências, história, geografia e educação física dos anos iniciais do ensino fundamental.
- Lista de plataformas digitais. Além de atualizarmos a lista de plataformas que disponibilizaram gratuitamente o uso dos seus materiais durante a pandemia por meio do chamamento público, compartilhamos neste link uma série de plataformas que podem ser utilizadas gratuitamente, que podem também ser utilizadas pelos estudantes e profissionais da rede. Foi acrescentada uma lista de diversas plataformas que podem ser utilizadas para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras, voltadas especialmente a estudantes e professores dos CEL (Centro de Ensino de Línguas). Neste link, foi adicionada uma apresentação com um maior detalhamento sobre como utilizar as plataformas digitais que foram disponibilizadas via chamamento público, incluindo orientações sobre como fazer login na plataforma para que possa utilizar suas diversas funcionalidades.
- Cadernos do Aluno e do Professor: para reforçar o local em que podem ser encontrados os Cadernos do Aluno e do Professor, adicionamos os links em que podem ser encontrados – na Biblioteca da Coped na Intranet (link), na mesma pasta do Google Drive compartilhada com os materiais de apoio no início do ano (link) ou no site do Currículo Paulista (link).
- Diário Digital: está disponível uma nova versão do Diário Digital com correções e novidades, destacando-se a funcionalidade de registro dos recursos utilizados durante as atividades não presenciais. Recomendamos que seja realizada a atualização do aplicativo para a versão 3.4.05. O Diário de Classe na Plataforma SED, também foi atualizado. Clique neste link para visualizar o tutorial que mostra como a funcionalidade pode ser usada na SED, e neste outro link como utilizar no aplicativo.
Além disso, disponibilizamos neste link formulário para que possam apresentar dúvidas que ainda persistem a respeito das atividades escolares não presenciais. Neste link, compartilhamos documento com perguntas e respostas, para esclarecer algumas das dúvidas apontadas, que iremos complementar com mais questões após a coleta dos questionamentos que forem enviados por meio do formulário.
Comunicado – Atualizações orientações das atividades escolares não presenciais
NPE DER CTR.