SEHORES DIRETORES DE ESCOLA – ORIENTAÇÕES PARA O ACOLHIMENTO 2019.

Como é do conhecimento de todos, a primeira ação necessária para o início do ano letivo nas Unidades Escolares é o Acolhimento dos Estudantes e Professores.
Os estudantes selecionados e formados para serem os Jovens Acolhedores, juntamente com os Grêmios, conduzirão esse processo nas escolas, respeitando as especificidades das etapas e dos programas em que estão inseridos, sejam nas Escolas de tempo parcial ou Integral, Programas de Ensino Integral, Centros de Educação de Jovens e Adultos, Educação Prisional, Especial, Indígena ou Quilombola, Fundação
Casa, entre outros contextos.
Como suporte, o Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (DEGEB) reencaminha o Documento Orientador Acolhimento 2019 com os links revisados.
Lembramos que as ações abaixo deverão ser organizadas em conjunto pelo Supervisor de Ensino e PCNP designados, que acompanharão a fase de organização do Acolhimento.
Entre as providências imediatas, anteriores ao Acolhimento, destacamos, ainda:
1. Providenciar os materiais, caso necessário;
2. Testar o funcionamento de todos os aparelhos que serão usados e verificar sua compatibilidade
com as tomadas das salas;
3. O Vice-Diretor deve acompanhar as atividades do Acolhimento com os Jovens Acolhedores/Grêmios, no primeiro dia letivo;
4. Comunicar aos alunos, pais e responsáveis sobre os objetivos do Acolhimento;
5. Atenção quanto à limpeza, organização dos espaços, etc. para o Acolhimento;
6. O Diretor da Escola deverá receber todos (Jovens Acolhedores, Alunos, Funcionários, Professores) no portão da Unidade Escolar;
7. Registrar o Acolhimento (fotos e/ou filmagem), providenciar autorização do uso de imagem e guardar os documentos, caso o registro seja utilizado por outros meios de comunicação da Pasta.
Reforçamos que a pauta contendo o planejamento das atividades para o Acolhimento seja enviada ao Núcleo Pedagógico (dectrnpe@educacao.sp.gov.br), até o dia 28/01/2019 (Segunda-feira).

 

 

Núcleo Pedagógico.