PROGRAMA PRONTOS PRO MUNDO – PRÓXIMOS PASSOS.

Com as primeiras 500 vagas já preenchidas pelos estudantes elegíveis para o programa, agora começa a segunda etapa que irá selecionar os demais 500 alunos para o intercâmbio em 2025 e se encerra com a 2ª prova Wizard que ocorrerá em dezembro de 2024. Vale salientar que, para o processo seletivo, são considerados os seguintes critérios:

a) nota do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) do aluno do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023, baseada no índice de acertos em cada componente curricular. O índice é calculado pela divisão entre o número de questões corretas e o total de questões. A nota final é a média ponderada entre o número de questões e o índice de acertos de cada componente avaliado: Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20 questões), Ciências (16 questões), História (10 questões), Geografia (10 questões) e Inglês (4 questões).

b) nota da avaliação de língua inglesa referente ao curso de idioma online, realizada no segundo semestre de 2024.
Sendo assim, a pontuação final do(a) candidato(a) será calculada somando-se à nota do SARESP com a nota da Avaliação de Língua Inglesa e dividindo-se o total por 2. Essa média definirá a ordem de classificação dos candidatos.

Vale lembrar que o rendimento escolar do boletim durante o semestre conta para a classificação preliminar, sendo que, o estudante deverá apresentar a média mínima de 7,0 (sete) em todos os componentes da base nacional comum, além disso, a frequência deve ser igual ou superior a 85%, tanto na escola, quanto no curso da Wizard.

É importante reforçar que, TODOS os alunos elegíveis até o momento ainda podem concorrer a uma das 500 vagas que serão anunciadas no final do ano. Para tanto, é necessário que se comprometam integralmente com sua formação, frequentando todas as aulas e se empenhando nas notas.

Observação: embora as vagas estejam destinadas a 1 por município, a não participação por qualquer motivo faz com que a vaga seja “transferida” para outro lugar. Por esta razão, o município de São Paulo, por exemplo, obteve mais ganhadores do que o previsto, conforme a lista no site Prontos Pro Mundo, que pode ser acessada por este endereço:

Continuem incentivando os estudantes para continuarem estudando, já foi provado que o empenho é primordial para o sucesso!

NPE