OLIMPÍADA DE REDAÇÃO – REDASP – 2024 PRECISAMOS DE PROFESSOR AVALIADOR NA BANCA DE AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES PARA A REDASP.

Divulgação do Regulamento da Olimpíada de Redação São Paulo – REDASP.

Dando continuidade ao projeto de Olimpíadas Científicas da SEDUC, anunciamos que foi publicado o regulamento da Olimpíada de Redação São Paulo – REDASP.

OBJETIVO: A REDASP incentiva a produção textual a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista de modo que os estudantes possam utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visualmotora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. Além disso, é uma iniciativa que busca valorizar a autoria dos estudantes por meio da produção textual.

PÚBLICO: Poderão participar da REDASP estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos); e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), que realizaram a Prova Paulista do segundo bimestre, das Escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo de Tempo Parcial e de Tempo Integral. Para a avaliação nas etapas que compõem o concurso, os estudantes serão agrupados de acordo com os anos/séries. A nota obtida no componente de Língua Portuguesa, na Prova Paulista do 2º Bimestre, será usada como primeiro critério de desempate.

ESTRUTURA DA OLIMPÍADA: A REDASP terá Fase Única, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de agosto, por meio da escrita de texto, online, na plataforma de Redação Paulista, ferramenta já usada no ambiente virtual escolar. Os estudantes deverão escrever, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação. A escrita da redação para a Olimpíada deverá acontecer obrigatoriamente na escola do estudante. Os professores poderão priorizar, no mês de agosto, a escrita dos temas olímpicos. Serão avaliados, por Banca Avaliadora específica composta por professores da rede, 10% do total de estudantes participantes por escola, por ano/série, com os melhores textos. No final do processo de avaliação, cerca de 125.000 estudantes serão classificados, de acordo com a região e com o ano/série, com medalhas de ouro, prata e bronze. Assim como a Olimpíada de Matemática, haverá premiações e cerimônias de condecoração para estudantes, professores, escolas e Diretorias de Ensino.

Solicitamos a todos que compartilhem essa iniciativa – que já estará no calendário pedagógico da rede no segundo semestre – e que motivem a participação dos estudantes. Para conferir mais detalhes, confira o regulamento o site oficial.

Regulamento: https://drive.google.com/drive/folders/19IgLVC3EsrUiMcgfESHfg0qjUrWi50KK?usp=sharing

Site: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/redasp/

Professor Avaliador na Banca de Avaliação de Redações para a REDASP

Interessado: Professores do componente curricular de Língua Portuguesa.

Anunciamos que foi publicado o Edital para recrutamento de avaliadores para a Olimpíada de Redação São Paulo – REDASP. A Coordenadoria Pedagógica (COPED), da Secretaria da Educação de São Paulo, está selecionando profissionais de cargo efetivo ou ocupante de função atividade, habilitado em Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa), para atuação como Professor Avaliador na Banca de Avaliação de Redações para a Olimpíada de Redação do Estado de São Paulo.

A Olimpíada de Redação São Paulo-REDASP, que acontecerá em fase única entre os dias 19 e 27 de agosto, é uma atividade realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) que visa fomentar a escrita dos estudantes, desenvolver as competências e as habilidades relacionadas à Língua Portuguesa e à Produção Textual e encontrar jovens talentos da escrita. Os profissionais selecionados por este processo ficarão responsáveis por avaliar, de acordo com critérios avaliativos específicos, produções textuais de estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), que realizaram a Prova Paulista do segundo bimestre, das Escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo de Tempo Parcial e de Tempo Integral. Para a avaliação nas etapas que compõem o concurso, os estudantes serão agrupados de acordo com os anos/séries.

O trabalho será realizado de forma remota, durante os meses de setembro e de outubro. Para mais detalhes, confira o Edital completo e a Resolução que ampara o processo.
Links importantes: Edital (ver páginas 8, 9 e 10):

Resolução: https://sedsee.blob.core.windows.net/ficha/Anexo/legislacao04062024103113RESOLU%C3%87%C3%83O%2 0SEDUC%20-%20N%C2%B0%2039.pdf?Time=17:45

Site oficial da REDASP: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/redasp/

Supervisoras: Jaciara e Joana