“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”Nelson Mandela
JUSTIFICATIVA:
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em prol de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, assegura como objetivo fundamental, a promoção do bem de todos os cidadãos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
A Base Nacional Comum Curricular, por meio da “Competência 9 – Empatia e Cooperação”, prevê que os estudantes ao final da Educação Básica sejam capazes de “exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”.
O Currículo Paulista apresenta como fundamento pedagógico o compromisso com a Educação Integral, objetivando o desenvolvimento do estudante em suas dimensões intelectual, física, social, emocional e cultural, elencando as competências e as habilidades essenciais para sua atuação na sociedade contemporânea e seus cenários complexos, multifacetados e incertos. Além disso, preconiza a adoção de práticas pedagógicas e de gestão que levem em consideração o acolhimento das pessoas em suas singularidades e diversidades, o combate à discriminação e ao preconceito em todas as suas expressões, bem como a afirmação do respeito às diferenças sociais, pessoais, históricas, linguísticas e culturais.
Assim, espera-se que as escolas públicas estaduais paulistas promovam ações pedagógicas de prevenção e combate à discriminação e ao preconceito, comprometidas com a formação de jovens capazes de interagir no mundo de forma cidadã, para uma sociedade justa, solidária e democrática.
OBJETIVOS:
•Dialogar com os estudantes sobre o preconceito e a discriminação, prevenindo e combatendo-os nos espaços escolares;
•Reduzir os impactos do preconceito e da discriminação na aprendizagem dos estudantes;
•Contribuir com a formação de jovens autônomos, solidários e competentes;
•Promover a utilização de diferentes linguagens de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.
DAS ETAPAS DO FESTIVAL:
1.Fase Unidade Escolar.
1.1 – As Unidades Escolares participantes, sob liderança dos Vice-Diretores, Professores de Convivência Escolar e Grêmio Estudantil, deverão promover, nos espaços escolares, momentos de discussão sobre a temática: Antissemitismo; Capacitismo; Classismo; Gordofobia; Homofobia; Intolerância Religiosa; Machismo, Misoginia ou Sexismo; Racismo; Transfobia; Xenofobia; etc.Além disso, os professores dos diversos componentes curriculares poderão, dado o caráter transversal da temática, realizar um trabalho interdisciplinar com os estudantes em sala de aula. Para tanto, apontamos habilidades contidas no material de apoio do Currículo Paulista no final deste documento, divididas por áreas de conhecimento e níveis de ensino.
1.2- Como culminância, os estudantes produzirão banners virtuais, na dimensão de 210mm x 297mm (A4), no formato vertical ou horizontal. Para apoiá-los, disponibilizamos material de apoio de como produzir um banner virtual neste linkhttps://youtu.be/4y01SttbnD0 e abaixo na parte “para saber mais”
PASSO A PASSO CRIAR BANNER NO CANVADevido a um problema tecnico na transmissão ao vivo do nosso ATPC de Linguagens, repostamos o procedimento passo a passo d…
youtu.be
|
1.3 – As Unidades Escolares, por meio de Comissão julgadora interna, decidirão pelos trabalhos que as representarão na próxima fase (Diretoria de Ensino).
1.4- Cada Unidade Escolar poderá inscrever 2 (dois) banners por segmento de ensino, identificados com o(s) nome(s) do(s) estudante(s) e professor(es) envolvido(s), em formato PNG no tamanho A4 (29,7x21mm), até 26 de Agosto de 2022.1.5 – Cada Banner deve conter as informações com o nome da escola, do professor participante e dos estudantes na sua parte inferior.1.6 – Cada Banner produzido preencherá 1 inscrição. Se a escola enviar 2 banners, terá que preencher 2 vezes e assim sucessivamente.Link para inscrição:https://forms.gle/5z4GA975BTsWVdsv5
CATEGORIAS:
a)Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
b)Anos Finais do Ensino Fundamental;
c)Ensino Médio/EJA/CEEJA
2.Fase Diretoria de Ensino.
2.1 – Os banners inscritos serão expostos virtualmente nos canais de comunicação da Diretoria de Ensino – Região Centro, e durante a realização de reuniões presenciais deste órgão regional. Os banners que não atenderem à temática e às especificações exigidas serão desclassificados.
2.2 – Os 3 (três) melhores banners por segmento de ensino, escolhidos por uma Comissão julgadora composta por PCNP, a partir dos critérios de atendimento à temática, à originalidade, ao impacto e à harmonia visual, participarão em forma de exposição do Festival de Arte da Diretoria de Ensino – Região Centro, a ser realizado no 2° semestre de 2022.
2.3 – Todos os banners selecionados com os critérios atendidos serão expostos de forma virtual em ATPC e encontros de formação da Diretoria de Ensino Região Centro e em forma de vídeo com todos os participantes no canal do Youtube do NPE-Centro com estreia programada a ser divulgada posteriormente.
Contato: Maytê Rodrigues -PCNP de Arte
Núcleo Pedagógico – Diretoria de Ensino – Região Centro
Tel: 1191111 3385 E-mail: mayterodrigues@professor.educacao.sp.gov.br
PARA SABER MAIS:No site canva.com é possível desenvolver um banner já nessas dimensões e com muitos recursos e idéias disponíveis, seguem os links:
•CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
•Base Nacional Comum Curricular
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
•Currículo Paulista.
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/
•DECRETO Nº 66.440, DE 18 DE JANEIRO DE 2022 – Dispõe sobre o processo de apuração das infrações administrativas à liberdade religiosa e a aplicação das sanções cabíveis, previstas na Lei nº 17.346, de 12 de março de 2021, que instituiu a Lei Estadual de Liberdade Religiosa no Estado de São Paulo.
https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2022/decreto-66440-18.01.2022.html
•LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
•LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006 – Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm
•LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 – Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm
•LEI Nº 17.346, DE 12 DE MARÇO DE 2021 – Institui a Lei Estadual de Liberdade Religiosa no Estado de São Paulo e dá outras providências.
https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2021/lei-17346-12.03.2021.html
HABILIDADES POR ÁREA ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO
HABILIDADES: ARTE EFAF(EF69AR02A) Conhecer e explorar diferentes estilos visuais de obras de arte de autores, épocas e culturas , contextualizando-as ao seu contexto sociocultural.(EF69AR07B) Dialogar sobre sua produção visual, explorando diferentes princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação.
(EF69AR05D) Conhecer, explorar e analisar diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.NEM:EM13LGG103 Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).EM13LGG102 – Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.EM13LGG502 Analisar criticamente preconceitos, estereótipos e relações de poder presentes nas práticas corporais, adotando posicionamento contrário a qualquer manifestação de injustiça e desrespeito a direitos humanos e valores democráticos.
HABILIDADES: LEM-LÍNGUA INGLESA
EFAF:
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
NEM:
(EM13LGG103) Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remediação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
(EM13LGG204) Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.
HABILIDADES: LÍNGUA PORTUGUESA
EFAF(EF69LP05A) Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido (cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV entre outros), da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.
NEM:
(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.(EM13LP15) Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.
HABILIDADES: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
EFAF:
EF08TEC13: Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em redes sociais em meio digital bem como sobre as vulnerabilidades da internet.
EF08TEC13: Analisar a veracidade das informações perspectiva no relato de fatos, por meio da comparação em diferentes fontes de informação, da busca de imagem reversa para checagem de imagens, da consulta a sítios e ferramentas de checagem e denunciar conteúdo falso ou enviesado.
EF09TEC10: Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meio digital, posicionando-se de maneira ética e crítica.
NEM:
EM01TEC12: Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meio digital, posicionando-se de maneira ética e crítica.
EM02TEC08: Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meio digital, posicionando-se de maneira ética e crítica.
EM03TEC11: Analisar o fenômeno da desinformação, refletindo sobre motivações interesses em jogo e suas consequências e sobre suas formas de manifestação: fake news, “firehosing”, “deepfake”, pós verdade, conteúdo patrocinado não identificado, dentre outros, procedendo a denúncias.HABILIDADES: CNTEFAFEF08CI10 Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, incluindo HIV/Aids, discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública. Processos reprodutivos Sexualidade Vida e evolução
EF08CI19* Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro. Processos reprodutivos Sexualidade Vida e evolução
EF08CI21* Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-adolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.
NEM:
(EM13CNT208) Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana
HABILIDADE: MatemáticaEFAF
(EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes
tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.
(EF08MA26) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).
NEM:
(EM13MAT407) Interpretar e comparar conjuntos de dados estatísticos por meio de diferentes diagramas e gráficos (histograma, de caixa (box-plot), de ramos e folhas, entre outros)
HABILIDADES: CNH
EFAF:Identificar interpretações que expressam visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários
Compreender, identificar e respeitar as diversidades e os movimentos sociais, contribuindo para a formação de uma sociedade igualitária, empática, que preze pelos valores da convivência humana e que garanta direitos.
(EF05HI11A) *Reconhecer e respeitar a diversidade humana.
(EF05HI11B) *Criar e desenvolver projetos de combate ao preconceito no âmbito escolar e/ ou na comunidade, promovendo a empatia e a inclusão.
(EF07HI20)* Relacionar o racismo da contemporaneidade ao processo de escravização das populações africanas e afrodescendentes no período colonial.
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.
(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência através do desenvolvimento de um projeto de âmbito escolar e comunitário.
(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
HABILIDADES POR ÁREA ANOS INICIAIS
ARTE(EF15AR01A) Conhecer e apreciar diferentes modalidades das artes visuais, de diferentes autores, épocas e culturas.(EF15AR04A) Conhecer e experimentar diferentes modalidades das artes visuais, utilizando de modo sustentável diferentes materiais, instrumentos, técnicas e suportes convencionais.(EF15AR25A) Compreender o significado de patrimônio Cultural e dos conceitos: material e imaterial. (HABILIDADE ARTICULADORA);
HABILIDADES: CNH EFAI(EF03HI13*) Reconhecer histórias de mulheres protagonistas do município, região e nos demais lugaresdevivência, analisandoopapel desempenhado por elas.
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
(EF05HI11A/B) Reconhecererespeitara diversidade humana. Criar e desenvolver projetos de combate ao preconceito no âmbito escolar e ou na comunidade, promovendo a empatia e a inclusão.
HABILIDADES: Tecnologia EFAI3 ano – Letramento Digital – Investigar e experimentar novos formatos de leitura da realidade, pesquisando informações de diferentes fontes digitais confiáveis para autoria de documentos.
3 ano – Letramento Digital – Pesquisar informações de diferentes fontes digitais confiáveis, para autoria de documentos.
3 ano – Letramento Digital – Experienciar outros modos de ler o mundo por meio de imagens, ícones, textos etc., em diferentes formatos.
5 ano – Letramento Digital – Participar de experiências que favoreçam a identificação de outros modos de ler o mundo, por meio de atividades que possibilitem o compartilhamento entre os pares.
HABILIDADES: Língua Portuguesa EFAI(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo da vida pública (slogans, anúncios publicitários, campanhas de conscientização entre outros), considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação comunicativa e opapelsocialdo interlocutor.
(EF12LP12B) Revisar e editar slogans, anúncios publicitários, campanhas de conscientizaçãoentreoutros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.
(EF15LP05C) Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa.
(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa,na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.
NPE