ENCERRAMENTO DOS CONTRATOS DE CHIPS CORPORATIVOS.

A Secretaria da Educação, por meio da Coordenadoria Geral de Estratégia e Governança Digital, informa às Unidades Escolares que, em razão do encerramento dos contratos nº 013/CITEM/2020 e nº 014/CITEM/2020, firmados com as operadoras VIVO e CLARO, os serviços de fornecimento de chips com planos de dados e voz/dados serão descontinuados a partir de 06/09/2025.

Essa contratação foi iniciada em 2020, durante a pandemia de COVID-19, período em que as atividades escolares presenciais foram suspensas. O objetivo da ação foi mitigar os impactos pedagógicos, especialmente
para estudantes de menor renda, garantindo o acesso às atividades do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), durante o distanciamento social — cenário que não corresponde mais à realidade atual.

Ressaltamos que, para acesso aos aplicativos educacionais disponibilizados pela Secretaria, como SED, Sala do Futuro e demais Plataformas Educacionais, está disponível o Programa de Dados Patrocinados,
atualmente oferecido pelas operadoras VIVO e TIM. Esse programa garante a utilização gratuita dos aplicativos — sem consumo do plano de dados da linha — para alunos, professores e servidores, assegurando que a
internet seja utilizada a favor da Educação e reduzindo custos de gestão de chips. Informamos que estão em andamento negociações para a adesão de novas operadoras.

Solicitamos que todos os alunos, professores e servidores sejam devidamente informados sobre a descontinuidade do serviço de chips e orientados quanto à utilização dos dados patrocinados para suas necessidades pedagógicas. Recomendamos, também, o uso do sinal Wi-Fi disponibilizado nas unidades escolares, acessível por meio de login e senha SED.

Por fim, destacamos que, com a interrupção dos serviços, os chips serão automaticamente cancelados pelas operadoras, não havendo necessidade de envio dos cartões SIM à SEDUC.

 

SEDUC