CHAMADA DE ARTIGOS – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO.

O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), do Centro de Inclusão Educacional (CINC) e do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), convida os gestores e professores da Rede Estadual de Ensino a participarem de chamada para publicação virtual do documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES DE ENSINO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (Volume 1)”. Trata-se de um compilado de ações e estratégias exitosas desenvolvidas pelas Unidades Escolares durante o período de quarentena, por meio das aulas remotas ou durante o período opcional de retomada das aulas presenciais, com relação às modalidades e atendimentos: EJA (curso presencial e de presença flexível-CEEJA), Programa de Educação nas Prisões (PEP), Educação Escolar Indígena (EEI), Educação Escolar Quilombola (EEQ), Educação do Campo – Escolas em Assentamentos (EDOC), Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), Educação Escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero, estudantes imigrantes e estudantes itinerantes, atendimento domiciliar, Educação hospitalar, e atendimento ao público-alvo da Educação Especial.

Os autores devem priorizar as práticas (relatos de experiência) que promoveram: o encorajamento dos estudantes a realizarem atividades dentro do novo contexto atual; o maior envolvimento dos estudantes em ações desenvolvidas pela escola oferecidas remotamente e que, consequentemente, tenham causado maior interação entre os envolvidos; a realização, junto aos estudantes, de atividades dinâmicas usando metodologias ativas e inovadoras; e/ou a inovação quanto ao método de ensino, abrangendo diversos estilos de aprendizagem e incentivando os estudantes ao aprimoramento de seus conhecimentos.

Os artigos selecionados irão compor a publicação virtual, organizada pelas equipes do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado, a qual será disponibilizada à rede estadual, por meio das Diretorias Regionais de Ensino, e nos canais de comunicação da SEDUC, com intuito de divulgar as boas práticas desenvolvidas neste período excepcional.

Objetivo

Estimular e reconhecer iniciativas que durante o período de ensino remoto e na volta gradativa das atividades contemplaram a participação dos estudantes das diferentes modalidades/atendimentos em ações, projetos, iniciativas inovadoras, entre outros com resultados positivos, oportunizando à comunidade escolar um movimento de reflexão e de envolvimento com práticas que estimulem e desenvolvam a aprendizagem de diversas formas, fomentando princípios como igualdade, equidade e participação.

Objetivos específicos

  • Divulgar práticas inovadoras, dinâmicas e com metodologias ativas, relacionadas com as modalidades de ensino e atendimentos dentro do contexto atual;
  • Promover as estratégias pedagógicas que trouxeram maior rendimento, frequência e responsabilidade;
  • Divulgar estratégias que respeitam as múltiplas possibilidades de aprendizagem, bem como os diversos talentos e formas de aprender.

Orientações para a elaboração dos artigos

  1. Os artigos poderão ser escritos por até 3 autores.
  2. O arquivo deverá ser encaminhado em formato .doc (Microsoft Word), com fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens de 2 cm e máximo de 10 páginas.
  3. Cada artigo deve conter obrigatoriamente: Título centralizado em maiúsculo e negrito; Nome dos autores à direita, logo abaixo do título (com nota de rodapé contendo breve descrição sobre os autores); Resumo de até 10 linhas; Introdução; Descrição da prática (local: Escola, equipes de trabalho envolvidas, período, quantidade de participantes – alunos, professores, gestores e outros); Metodologia da pesquisa ou utilizada na prática; Resultados; Considerações Finais; e Referências Bibliográficas. Gráficos, imagens e tabelas podem ser incorporados ao texto, em alta qualidade e com indicação da fonte.

Os artigos recebidos serão analisados e selecionados pelas respectivas equipes técnicas, conforme os critérios abaixo definidos:

  • Prática pedagógica exitosa, seja ela um projeto, sequência didática, atividade de finitude diária etc.;
  • Projetos, ações, iniciativas ou outros com foco no desenvolvimento das habilidades cognitivas ou socioemocionais desenvolvidas pela escola para atender as demandas existentes, apresentando clareza na descrição da prática desenvolvida com detalhamento, incluindo os resultados;
  • Textos claros e bem organizados para facilitar a compreensão dos leitores, e que apresentem conceitos corretos, coerência e coesão textual;
  • Apresentem relatos de estudantes, pais, comunidade externa, professores, funcionários e/ou equipe escolar nas iniciativas desenvolvidas seja em formato de imagem, áudio ou recortes das redes sociais;
  • Alto potencial de impacto na melhoria da aprendizagem dos estudantes das diferentes modalidades de ensino;
  • Ofereça potencial de compartilhamento e aplicabilidade em outros ambientes e Unidades Escolares;
  • Metodologia explicitada nas etapas da prática;
  • Possibilidade de acesso às ações/práticas propostas, por meio digital e/ou impresso;
  • Que contemple as especificidades dos educandos, levando em consideração sua participação nas propostas oferecidas e suas potencialidades.

Cumpre destacar que as equipes entrarão em contato com os autores que tiverem seus artigos selecionados para assinatura de Termo de cessão gratuita dos Direitos Autorais da obra. Caso o artigo apresente fotografias, imagens, vídeos e/ou textos de terceiros, os respectivos autores destes também deverão ser contatados pelas equipes, para assinatura do Termo.

Os artigos devem ser encaminhados para os setores responsáveis, de acordo com a modalidade e/ou atendimento, até o dia 30/11/2020. Favor indicar no assunto do e-mail: “ARTIGO – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”.

EJA e CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) – mailto:coped.demod.ceja@educacao.sp.gov.br

Programa de Educação nas prisões (PEP) EEI, EEQ, EDOC, ERER, Educação escolar na Fundação CASA, Diversidade Sexual e de Gênero, estudantes imigrantes e estudantes itinerantes – Centro de Inclusão Educacional (CINC) – mailto:coped.demod.cinc@educacao.sp.gov.br

Educação Especial, atendimento domiciliar e Educação Hospitalar – Centro de Apoio Pedagógico (CAPE) – mailto:coped.demod.cape@educacao.sp.gov.br

Pedimos a ampla divulgação e o auxílio para que os Artigos possam ser entregues no prazo.