Informamos às Unidades Escolares que, no dia 19 de maio de 2021, das 13h às 14h, via Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP) será transmitida a 1ª live–Programa Escola + Segura em ERRD: Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Nessa oportunidade, representantes do grupo de trabalho do programa apresentarão as principais diretrizes, linhas temáticas e cronograma das trilhas formativas (Profissionais da Educação e dos Estudantes EFAF/EM) que acontecerão ao longo de 2021.
Além disso, será realizada uma introdução aos conceitos da Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD), tema contemporâneo transversal presente no Currículo Paulista e nos materiais de apoio do Currículo em Ação, do Ensino Fundamental Anos Finais(6º ao 9º ano) e Ensino Médio.
O Programa Escola + Segura em ERRD foi desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e Segurança Pública e pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, baseando–se em princípios internacionais de construção da resiliência a desastres. É uma iniciativa que visa ao aumento da resiliência da comunidade escolar, por intermédio de ações relacionadas com a promoção do conhecimento sobre riscos e desastres, com a comunicação de risco e com a prática de exercícios simulados de situações emergenciais.
É importante destacar que o Programa Escola + Segura em ERRD está alinhado com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da campanha mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) e também com os eixos do Programa Estadual de Prevençãode Desastres Naturais e Redução de Riscos –PDN, que foi instituído em 2011 (atualizado no Decreto Nº 64.673, de 16 de dezembro de 2019): Diagnóstico (matriz de risco); Monitoramento (acompanhamento/emissão de alertas) e Capacitação, Treinamento e Disseminação (ERRD e exercícios simulados).
Dentre os objetivos gerais do Programa destacamos: fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência; proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres; e garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades.
A live é direcionada para o público–alvo: PCNP; Trio Gestor: Diretores, Vice–Diretores e Professores Coordenadores; Professores (em especial das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e Ciências da Natureza (CN) das redes públicas de ensino –estadual e municipais); Colaboradores do Programa Escola da Família (Supervisores, PCNP, Professores Articuladores, Educadores Universitários e Voluntários); Professor Orientador de Convivência (POC), PCNP de Convivência e Supervisor do Conviva e Vice–Diretor; e poderá ser acessada via CMSP por meio do Canal Formação de Professores (rede estadual) e Canal Professor da Rede Municipal.
Ressaltamos que o Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação:
1. Educação em Redução de Riscos e Desastres –ERRD;
2. Alerta sobre riscos de desastres;
3. Protocolo de Proteção à vida.
NPE DER CTR.