ESCOLAS DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO, ESCOLAS PARTICULARES E ESCOLAS ESTADUAIS NÃO ADMINISTRADAS PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO – SEDUC – ORIENTAÇÕES PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE EM ADERIR AO SARESP 2019.

SARESP 2019

ORIENTAÇÕES PARA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE EM ADERIR AO SARESP 2019

Escolas das Redes Municipais de Ensino, Escolas Particulares e Escolas Estaduais não administradas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC.

A avaliação educacional assumiu um lugar de destaque na agenda das políticas públicas de educação no Brasil e no mundo, se consolidou como instrumento essencial para a melhoria da gestão educacional, sendo consenso entre os gestores, educadores e especialistas a relevância dos sistemas de avaliação em larga escala para obtenção de informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre o desempenho dos alunos, subsidiando as tomadas de decisão com foco na melhoria da aprendizagem.

No Estado de São Paulo, a avaliação externa em larga escala é realizada através do SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, tendo como referência as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC, como tem feito nas últimas edições, estenderá a participação no SARESP 2019 às Escolas das Redes Municipais de Ensino, Escolas Particulares e Escolas Estaduais não administradas pela SEDUC, desde que estas assumam as despesas inerentes à aplicação da avaliação, mediante assinatura de contrato com a Instituição Contratada para realização da avaliação.

Características Gerais do SARESP 2019

Em 2019, o SARESP ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, tendo as seguintes características:
– Aplicação de Provas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, sendo amostral para a rede estadual nos 2º e 7º anos do Ensino Fundamental.
– Aplicação de Redação (com a prova de Língua Portuguesa) para os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de forma amostral.
– Aplicação de Questionário socioemocional/clima escolar (com a prova de Língua Portuguesa) para os alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, de forma amostral, em público diverso da Redação.
– Aplicação de Questionário socioeconômico (com a prova de Matemática) para alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
– Aplicação de Questionário socioeconômico para os pais ou responsáveis de alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, em momento diferente dos dias das provas.

1 – Instrumentos e Aplicação

As provas do SARESP, em 2019, serão construídas com base nas competências e habilidades especificadas nas Matrizes de Referência para Avaliação, documento esse disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/programas-e-projetos/saresp/ – SARESP 2019, e incluem habilidades avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação – SAEB.
Serão aplicadas, nos 2ºs e 3ºs anos do ensino fundamental, por professores dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do ensino fundamental, da própria escola, em turmas diversas daquelas nas quais lecionam e nos demais anos/série dos ensinos fundamental e médio, por professores de outras escolas, observado o Plano de Aplicação das Provas, elaborado pelas Diretorias de Ensino.
Os professores aplicadores das redes estaduais e municipais serão convocados pelas respectivas autoridades educacionais de competência, mediante ato de convocação que deverá conter a indicação da unidade escolar em que cada um irá atuar.
No caso das escolas das redes municipais e particulares e das escolas estaduais não administradas pela SEDUC que não comportem a aplicação por professores de outras escolas da mesma rede de ensino, as provas serão aplicadas por professores da própria escola, observando-se, para cada aplicador, que a turma/ano/série seja diferente daquela (s) em que ele lecione e, preferencialmente, que ministre aulas de disciplina diversa daquela (s) objeto da avaliação do SARESP.
Cada escola contará, ainda, com a presença de Fiscais externos, os quais terão a responsabilidade de zelar pela transparência do processo e garantir a uniformidade dos padrões utilizados na avaliação. O processo de aplicação nas escolas será acompanhado por representantes dos pais de alunos, sob a coordenação do diretor da unidade escolar.

2 – Divulgação dos Resultados

A divulgação dos resultados do SARESP 2019 será feita pelos seguintes meios:
– Boletim de Resultados personalizados por escola a serem disponibilizados no portal da SEDUC, com acesso através de senha destinada a cada Escola/Rede de Ensino;
 – Relatórios Pedagógicos e Sumário Executivo a serem disponibilizados no portal da SEDUC www.educacao.sp.gov.br

3 – Condições para Adesão das Escolas das Redes Municipais de Ensino, Escolas Particulares e Escolas Estaduais não administradas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEDUC

– Preencher Formulário de Adesão no site da SEDUC, https://www.educacao.sp.gov.br/programas-e-projetos/saresp/ – SARESP 2019, manifestando seu interesse em participar, até a data de 03/10/2019.
– Assinar contrato – preenchido o formulário, a Instituição contratada entrará em contato para a assinatura do contrato diretamente com ela uma vez que cada rede de ensino ou escola assumirá as despesas decorrentes do processo avaliativo. O valor do contrato será calculado multiplicando-se o número de alunos constante no Sistema de Cadastro de Alunos da SEDUC atualizado em agosto de 2019, pelo valor custo/aluno que nesta edição será de R$ 14,63.
– Instituição Contratada para o Saresp 2019: Fundação VUNESP
– Participar com todos os anos/séries que serão avaliados (desde que com o mínimo 18 alunos por ano/série) e a totalidade dos alunos que frequentam a escola nos períodos da manhã, tarde e noite.
– Disponibilizamos para referência, no https://www.educacao.sp.gov.br/programas-e-projetos/saresp/ – SARESP 2019, – o documento – Número de Escolas e Alunos por Município, com base nos dados do Cadastro de Alunos de Julho/2019 (que será posteriormente ajustado à quantidade de alunos base: agosto/2019, conforme atualização feita pelas próprias escolas).
– Indicar Coordenador de Avaliação SARESP – cada rede de ensino ou escola, por ocasião da manifestação de interesse em participar, indicará um profissional, que trabalhe na área pedagógica e tenha conhecimento em avaliação educacional, para desempenhar o papel de Coordenador da Avaliação e realizar a interface com a Instituição contratada, Diretoria de Ensino e SEDUC. O Coordenador participará das capacitações realizadas pela Instituição contratada e pela SEDUC, que darão suporte para execução e acompanhamento de todo o processo avaliativo.
Compete ao Coordenador:
– Passar todas as informações recebidas para o(s) diretor(es) da(s)escola (s);
– Estruturar o plano de aplicação das provas, junto à Diretoria de Ensino;
– Capacitar a (s) sua (s) equipe (s) escolar(es) para a aplicação dos instrumentos da avaliação;
– Retirar e enviar os instrumentos de avaliação, nos locais e nos prazos estabelecidos;
– Supervisionar e garantir as condições adequadas de aplicação das provas.
– Garantir o sigilo e a integridade das provas, antes, durante e após a aplicação;
– Aplicar as provas, seguindo rigorosamente as orientações fornecidas no treinamento e regulamentação da Resolução do SARESP 2019, publicada em DOE.

4 – Contatos
Coordenadoria Pedagógica – COPED
Departamento de Avaliação Educacional
E-mail: saresp@educacao.sp.gov.br
Telefone:(11) 2075-4863
Fundação VUNESP
E-mail: infosaresp@vunesp.com.br
Telefone: (11)3874-6300

 

Supervisão.