Sign In

Diretoria de Ensino Região Centro


Dirigente: MARIA DE FÁTIMA LOPES.
Av. Olavo Fontoura, 2.222 - Casa Verde
São Paulo - SP - CEP: 02510-110.
A+
A-

​​​​

No dia 03 de novembro, às 16h, o Prof. Dr. Johnny Ferraz Dias, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, participará do Colóquio do Instituto de Física da USP - IFUSP, abordando o tema “Fukushima - Passado, Presente e Futuro”. O evento ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371 - travessa R, Cidade Universitária, São Paulo/SP, e será transmitido ao vivo pelo site www.iptv.usp.br​
Segue resumo da palestra: Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 na escala Richter, seguido de um tsunami, atingiu a província de Fukushima, na região de Tohoku, localizada no leste do Japão. Tais eventos causaram o desastre nuclear mundialmente conhecido como o acidente de Fukushima. Desde então, o Japão adotou uma série de medidas para a remediação e recuperação de áreas afetadas pelo desastre nuclear. 
Nesta palestra, serão discutidos conceitos básicos de física nuclear relacionados com o acidente, incluindo os princípios de funcionamento dos reatores de Fukushima Daichii. Serão discutidos também os eventos que levaram ao derretimento do núcleo do reator e suas consequências e as medidas adotadas pelos japoneses para a remediação dos problemas causados pela contaminação radioativa de solos, água e alimentos em geral. Finalmente, será discutido o futuro da utilização da energia nuclear, destacando seus benefícios e riscos.
Para mais informações entre em contato com José Clóvis da Assessoria de Comunicação do IFUSP, por e-mail jclovis@usp.br ou telefone (11) 3091-6965. 

Núcleo Pedagógico.