Sign In

Diretoria de Ensino Região Centro


Dirigente: MARIA DE FÁTIMA LOPES.
Av. Olavo Fontoura, 2.222 - Casa Verde
São Paulo - SP - CEP: 02510-110.
A+
A-


Solicitamos a todas as escolas atentarem para o recolhimento dos livros didáticos reutilizáveis, dos PNLD 2015 e 2016, respectivamente Ensino Médio e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que esses livros serão utilizados pelos alunos matriculados no ano letivo de 2017.

Para maior facilidade nessa operação, sugerimos aos professores das disciplinas e anos abaixo, que realizem atividades em sala de aula com o uso do livro didático e, ao término, efetuem o devido recolhimento:

- Ensino Médio: 1ª à 3ª série - disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química;

- Ensino Fundamental Anos Iniciais: 4º e 5º ano - disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Livro Regional e Ciências Humanas e da Natureza (Coleção Integrada de História, Geografia e Ciências).

Cada escola deve separar, contar e arrumar esses livros em pilhas por disciplina, título e ano. Em seguida, armazenar em local adequado, juntamente com os livros novos que estão chegando, para a devida distribuição na primeira semana de aula de 2017.

Os livros, que deixamos de citar acima, são os consumíveis, sem necessidade de devolução, visto que a posse é do aluno e ele pode escrever nas lacunas disponíveis.

Quanto aos livros do PNLD 2014, referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental, cada escola deverá efetuar o desfazimento total, conforme dispõe a Resolução nº 83/2013 e Lei Estadual nº 14.470/2011, já que todos os alunos desse segmento receberão livros novos de todas as disciplinas, em 2017.

O controle de devolução deve ser realizado, à medida que os alunos entregam os livros à escola para reutilização no ano seguinte. Neste momento, as escolas precisam tomar nota de quantos livros foram devolvidos por título, componente e série a fim de comparar os dados obtidos com a quantidade de livros entregues aos alunos no início deste ano letivo. A meta proposta pelo FNDE às redes de ensino é que a devolução seja igual ou superior a 90% dos livros entregues.

A devolução de livros didáticos, quando realizada adequadamente, contribui para o equilíbrio do programa, permitindo que o objetivo primordial do PNLD seja alcançado: que cada aluno tenha acesso ao livro didático.

CLIQUE AQUI e confira a ferramenta que o FNDE disponibiliza para auxiliar nessa ação.


Núcleo Pedagógico.